Somos uma unidade feminina privada preparada para prestar o atendimento integral à saúde do dependente químico, em serviços ambulatoriais e de internação voluntária.

Nosso espaço é comporto por equipes de profissionais especializados na área da dependência química, e atuam seguindo protocolos e regimentos internos que garantem segurança e conforto.


Venha nos fazer uma visita!


Metodologia de trabalho

Detalhamento:

Aplicação em ambiente fechado de métodos de distanciamento das situações indutoras ao consumo de drogas licitas e ilícitas. Reorientação dos valores pessoais através de autoconscientização dirigida e intercambio de experiências comuns. Reeducação social direcionada ao aprimoramento do caráter e necessária correção das distorções induzidas pelo consumo de drogas. Reavaliação da importância das relações interpessoais e reorientação familiar. Instrução a nível comportamental dirigida ao novo posicionamento de atitudes em situações relacionadas ao uso de drogas.

  • Realização de Plano Prevenção de Recaída. (P.P.R) - O principal objetivo da prevenção de recaída (PR) é tratar o problema da recaída e gerar técnicas para prevenir ou manejar sua ocorrência. Baseada em uma estrutura cognitivo-comportamental, a PR busca identificar situações de alto risco, em que um indivíduo é vulnerável à recaída, e usar estratégias de enfrentamento cognitivas e comportamentais para prevenir futuras recaídas em situações similares.
  • Realização de Terapia Racional Emotiva. (T.R.E) - O conceito básico da T.R.E. é colocar o individuo para pensar sobre suas emoções. Criando um conceito simples em quatro estágios: A = situação B= pensamento C = sentimento e por fim D = ação. O individuo que toma consciência da terapia racional emotiva torna-se menos imediato em suas ações e com isso feito, ele erra menos.
  • Realização de Terapia Cognitiva Comportamental. (T.C.C) - A Terapia Cognitiva Comportamental enfatiza a importância que a relação terapêutica tem para o sucesso da psicoterapia, o que confirma que, a flexibilização e disponibilidade de interação com o outro, possa ser a resposta à resolução de problemas, também proporcionando que desta maneira haja uma relação espontânea, oferecendo momentos autênticos no processo.Desta forma busca que se possa estabelecer um sistema terapêutico onde o objetivo seja usá-la como mais um instrumento de ajuda ao paciente, fazendo assim com que ele possa criar a sua solução para os problemas que o afligem. A Terapia Cognitiva Comportamental tem o foco nas conexões entre o que uma pessoa pensa sobre si mesma - ou sobre a situação (a parte cognitiva) - e como isso afeta a maneira como ela age (a parte comportamental). Concentra-se basicamente no que está acontecendo em sua vida nos momentos atuais ao invés de buscar causas no passado.
  • Terapia Ocupacional. (T.O) - A Terapia Ocupacional trabalha na reabilitação do dependente químico que tenha dificuldades em realizar suas tarefas cotidianas. A Terapia Ocupacional trabalha construindo ou reconstruindo o cotidiano, observando as necessidades de cada residente. O terapeuta ocupacional vê o residente como um todo, um ser bio-psico-social, utilizando atividades devidamente prescritas para alcançar seu objetivo. A escolha das atividades que farão parte do tratamento é feita de forma criteriosa pelo terapeuta ocupacional para enquadrar todas as necessidades de cada residente observando sempre, as dificuldades e necessidades do mesmo, além de sua satisfação dentro processo evolutivo de seu tratamento. Essas atividades melhoram a auto-estima e a coordenação dos movimentos, além de estimular o mesmo a inserir-se na sociedade.
  • Espiritualidade - O conhecimento cada vez mais atualizado dos mecanismos da doença gerou uma grande diversidade de formas de tratamento, entretanto, comum a todos eles está o estimulo da parte espiritual que cada um traz dentro de si. A necessidade de reconhecimento de um Poder Superior gera respostas que de outra forma seriam impossíveis de obter. A existência de um Poder Superior comprova a capacidade de cada indivíduo de cumprir as metas que se propuser atingir. O reforço da espiritualidade não segue nenhuma religião especifica, centrando-se basicamente na existência de Deus como ser criador único de todo universo, respeitando todas as crenças, sem imposição de regras e normas de condutas religiosas.
  • Laborterapia - A Laborterapia tem como objetivo principal retirar o residente do processo de atrofia causado pela dependência química. Em suas fases finais, a tendência da dependência química é de isolar o indivíduo do convívio social, fazendo-o voltar-se para si mesmo. O objetivo da Laborterapia é antes de tudo fortalecer um organismo debilitado pôr meio de atividades direcionadas e de caráter terapêutico, promovendo assim a integração do dependente em um meio social adverso daquele o qual estava acostumado.
  • Videoterapia - (O objetivo desta Atividade é desenvolver a Determinação,Motivação,Encorajamento,Resgate de Sentimentos,Concentração,Interesse e Absorção,Força Interior e Capacitação de Superação (Resiliência).
  • Musicoterapia - Processo terapêutico que estuda a relação homem-música-meio, para que através das experiências sonoras se estabeleçam canais de expressão e comunicação para produzir a minimização dos problemas de ordem biopsicossocial-espiritual e a consequente promoção da saúde humana.
  • Grupos de Sentimentos / Confrontos - Uma das principais características da doença é a diminuição da auto-estima e a supervalorização da própria personalidade face aos que o cercam. Embora conflitantes os dois termos indicam a diminuição do cuidado do indivíduo consigo próprio e a diminuição da necessidade de aceitação de seus atos pôr parte daqueles que o cercam. Os grupos de sentimento e confronto têm pôr finalidade posicionar o indivíduo perante sua própria realidade, demonstrando-lhe suas falhas comportamentais e os resultados negativos de sua auto-avaliação.
  • Educação Física - O presente trabalho tem por objetivo enfatizar através da revisão de literatura os efeitos, tanto psicológicos como fisiológicos, que a atividade física tem no processo de recuperação do dependente químico, ela serve tanto para reabilitação e prevenção de doenças crônicas como para a melhora da qualidade de vida desses pacientes, proporcionando-lhes prazer,bem-estar,melhora na auto-estima e interação grupal. Unitermos: Dependência química. Drogas. Atividade física. Qualidade de vida.
  • Esporte e Lazer - A exemplo da laborterapia, o esporte e o lazer representam um papel importante na recolocação do indivíduo no meio social, estimulando sua participação em grupos, enfatizando a necessidade do cumprimento de ritos e regras sociais e ainda demonstrando a necessidade de preservar o próprio organismo.

Grupo de Estudos 12 Passos

Formação de Grupos de Residentes para estudo dos Doze Passos, programa idealizado há cerca de 50 anos e constantemente aperfeiçoado. O programa tem se revelado como um dos métodos mais eficazes para tratamento de dependências. A eficácia do programa tem se demonstrado pela disseminação de grupos que atendem aos mais diversos tipos de compulsividades. Basicamente consiste no aprimoramento da imagem pessoal e individual de cada um visando uma perfeita integração ao meio social, respeitadas as deficiências tanto do indivíduo quanto da sociedade em geral.

Entre em Contato

Rua VDA Eduardo N. Araújo Carvalho Jr, 120 - Qdª: 11 Lote: 02
Vale Santa Felicidade | São Carlos/SP
CEP 13560-970
Fone: (016) 9618.4044 | Cel: (16) 99128.4885

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.feminaespacoterapeutico.com.br

Siga-nos

Serviços

Somos uma unidade feminina privada preparada para prestar o atendimento integral à saúde do dependente químico, em serviços ambulatoriais e de internação voluntária.

Nosso espaço é comporto por equipes de profissionais especializados na área da dependência química, e atuam seguindo protocolos e regimentos internos que garantem segurança e conforto.